Vista da nave central em 2019
Vista da nave central em 2019

Recentemente, a Catedral da Luz testemunhou a reconstrução do altar de Nossa Senhora da Luz, obra que comoveu e mobilizou o povo de Guarabira e região, somando-se aos preparativos estruturais para acolhida do quarto bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena. Em novembro de 2017, o Administrador diocesano monsenhor José Nicodemos Rodrigues de Sousa deu início às obras de reconstrução, tendo em mãos o ofício Nº 1298/2017/GD/IPHAEP, que publicou o deferimento do projeto registrado como “CAE – 25.11.17” e assinado pela Diretora Executiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, a professora Cassandra Eliane Figueiredo Dias, em resposta à solicitação apresentada pela Diocese de Guarabira sob o processo Nº 0299/2017/IPHAEP.

Na obra da reconstrução, foram investidos aproximadamente R$ 60.000,00, desde a elaboração do projeto arquitetônico até a pintura final. Estiveram envolvidos mais de 15 profissionais de diferentes áreas. Durante as 10 semanas em que duraram as obras, foram utilizados mais de 9.000 tijolos. O artesão responsável pela obra foi o senhor João Numeriano, que contou com a ajuda dos pedreiros Valdemerson Camilo de Moura e Leandro de Barros Pinto e dos auxiliares Marcelo Justino e Nicodemos Mouzinho Alexandre. A pintura foi idealizada e executada pelo padre Severino dos Santos Melo, sacerdote incardinado no clero da Arquidiocese da Paraíba.

No dia 28 de Janeiro de 2018, em uma santa missa solene que contou com a presença de centenas de devotos, foram abençoados o novo altar-mor da Catedral dedicado à Nossa Senhora da Luz e ao Sagrado Coração de Jesus e a nova mesa para celebração do sacrifício, confeccionada em madeira nobre com medidas proporcionais ao porte de novo espaço celebrativo. O novo altar segue características do antigo altar-mor, construído pelo monsenhor Emiliano, entrando em completa harmonia com o conjunto arquitetônico do edifício e, ao mesmo tempo, dialogando com tendências modernas por meio de sua pintura marmorizada.

Dedicação da igreja e unção do altar

Unção do altar durante dedicação
Unção do altar durante dedicação

Durante as celebrações do jubileu dos 40 anos de criação da Diocese, Dom Aldemiro Sena dos Santos – 4º Bispo Diocesano de Guarabira, realizou a Dedicação da igreja e a unção do seu altar. Para a realização deste importante rito litúrgico, foram depositadas no altar as relíquias de São Vicente de Paulo (ex ossibus) e Santa Dulce dos Pobres (ex corpore – ex cineribus). Além do clero diocesano, a celebração contou com a participação dos seminaristas, religiosos, religiosas e dezenas de fiéis que representaram as lideranças das foranias da Diocese. Na ocasião, a Paróquia Nossa Senhora da Luz presenteou a Diocese de Guarabira com um báculo pastoral que passou a ser usado pelo Bispo nas celebrações que reúnem toda a Igreja Particular.

Continue lendo