O que rezar quando fazemos o sinal da Cruz antes do Evangelho?

Durante a celebração da Santa Missa, ficamos diante da unidade das duas mesas: da Palavra de Deus e do Pão do Senhor.

Não podemos limitar a voz do Senhor quando Sua Palavra é proclamada na celebração, pois quando Deus fala, expressa o Seu amor, dá a salvação ao homem e o instrui para a um caminho de felicidade plena. E quando nós escutamos, não devemos ter uma postura passiva e descompromissada, mas precisamos deixar a Palavra fecundar em nós, compreendendo a Palavra por meio de uma resposta viva e concreta para nossas vidas.

“Quando se leem as Sagradas Escrituras na Igreja, o próprio Deus fala ao seu povo, e Cristo, presente em sua Palavra, anuncia o Evangelho. Por isso todos devem escutar com veneração as leituras da Palavra de Deus, elemento de máxima importância da Liturgia” (Instrução Geral ao Missal Romano, 9).

leitura do Evangelho tem destaque especial da Missa, pois é o Nosso Senhor que, com a sua vida, gestos e palavras, nos orienta o caminho da bem-aventurança, pois estamos diante do próprio Cristo. O Verbo se fez carne, estabeleceu o seu Reino, foi crucificado, morto, ressuscitou e subiu aos Céus.

Por isso, o Evangelho deve ser aclamado pelos fiéis antes de ser proclamado. A Assembleia aclama o próprio Cristo que irá falar por meio do sacerdote, que quando está celebrando, age “In Persona Christi”, que quer dizer, “na pessoa de Cristo”.

Quando o padre faz a saudação “O Senhor esteja convosco” e nós como assembleia respondemos “Ele está no meio de nós”, durante o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo e de qual evangelista escreveu, fazemos por três vezes o sinal da cruz: na testa, na boca e no coração. Estes gestos não são considerados como apenas um ritual, mas um forte convite que a Mãe Igreja faz, destacando a essencial importância dada ao Boa Nova de Jesus.

Fonte: A12

OUTRAS NOTÍCIAS