Vêneto: Riese celebra São Pio X, eleito Papa há 120 anos
Na pequena cidade da província italiana de Treviso, local de nascimento do Papa Giuseppe Sarto, uma missa e uma procissão serão celebradas em 21 de agosto. Em outubro, os restos mortais do Pontífice, canonizado em 29 de maio de 1954, serão levados em peregrinação da Basílica de São Pedro até o Vêneto, fazendo paradas onde viveu o 257º bispo de Roma.
Há 120 anos da sua eleição à Cátedra de Pedro, a diocese de Treviso, a Fundação Giuseppe Sarto e o município de Riese, na província italiana de Treviso, celebram São Pio X, eleito Papa em 4 de agosto de 1903, com uma série de eventos.
Na cidade do Vêneto que viu nascer o 257º bispo de Roma, Giuseppe Sarto, na próxima segunda-feira, 21 de agosto – um dia após o aniversário da sua morte há 109 anos – o bispo de Vicenza, dom Giuliano Brugnotto, vai celebrar uma missa na Paróquia de São Mateus, às 20h do horário local, seguida da tradicional procissão até a casa onde o santo pontífice nasceu.
A Peregrinatio corporis
De 6 a 15 de outubro será realizada a “Peregrinatio corporis” de São Pio X: os restos mortais do Papa Sarto, conservados na Basílica de São Pedro, chegarão à região do Vêneto e serão expostos para veneração dos fiéis na Catedral de Treviso, em Cendrole – o vilarejo onde está localizado o Santuário da Santíssima Virgem, que Giuseppe Sarto costumava visitar quando jovem – e em Riese. O programa foi publicado no portal papapiox.it e inclui celebrações litúrgicas e vários momentos de oração. A iniciativa também tem o objetivo de reler e destacar a modernidade, a contemporaneidade e a complexidade de Pio X, um dos maiores reformadores da história da Igreja.
Os preparativos
Os preparativos estão a todo vapor em Riese para receber as relíquias do seu famoso conterrâneo. Várias dioceses da região do Vêneto estão organizando peregrinações. São previstos trabalhos de restauração na casa onde ele nasceu e no museu que abriga objetos pessoais que pertenceram a Pio X e onde uma exposição permanente ilustra a sua vida. Os espaços de exposição e as rotas de visitação serão reorganizados, e serão realizados novos trabalhos na Casa Maggion, também conhecida como a “Casa do Guardião”, que no futuro abrigará os Arquivos do Papa Pio X, além de exposições.
Por ocasião da ‘Peregrinatio corporis’, o Museu Pio X também se tornará acessível na web por meio de um tour virtual. Por fim, o município de Riese está reformando o caminho Curiotto, que Giuseppe Sarto costumava usar para chegar ao Santuário de Cendrole, e está criando uma ciclovia de Cendrole até Spineda.
Fonte: Vatican News