Rotas de devoção: Por que peregrinar?

 

Vindo de diversas partes do Brasil, inúmeros peregrinos, devotos de Nossa Senhora Aparecida percorrem frequentemente um percurso a pé ou de bicicleta até Aparecida (SP), por meio das Rotas de Devoção.

Mas com a proximidade da Festa da Padroeira, no próximo dia 12 de outubro cresce o número de pessoas que decidem peregrinar.

Ao todo há sete caminhos que são opções para quem decide peregrinar: o Caminho da Fé, o Caminho de Aparecida, o Caminho de Nossa Senhora, o Caminho Religioso da Rota Real, a Rota da Luz, o Caminho da Padroeira e o Caminho da Graça. Eles têm início nos estados de São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro.

Esses trajetos permitem que cada pessoa vivencie momentos de oração, contemplação, silêncio, desprendimento de si mesmo, ou seja, uma experiência profunda de fé.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

 

A importância de peregrinar

palavra peregrino diz respeito aqueles que se colocam numa grande jornada, fazem viagem a um lugar santo ou de devoção.

Nesse sentido, não podemos esquecer de que o próprio Jesus nos convida a caminhar com Ele, por isso peregrinar é também um encontro o centro da fé.

“E vós conheceis o caminho do lugar para onde vou. ‘Senhor’ – disse-lhe Tomé – ‘não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?’. Jesus respondeu-lhe: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim’.” (São João 14,6)

Como peregrinos que somos, rumo ao céu junto à Igreja, podemos dar testemunhos ao caminharmos para a Casa da Mãe de que Cristo Jesus está conosco e é Ele quem motiva a nossa fé e o desejo de prosseguir.

Fonte: A12

OUTRAS NOTÍCIAS