O que a Bíblia fala sobre a Semana Santa?

Podemos responder: Tudo! Sem a Sagrada Escritura, seria impossível compreender o significado real da Semana Santa.

Responder a essa pergunta: o que a Bíblia diz sobre a Semana Santa? É responder tudo!

A Semana Santa é celebrada anualmente pela Liturgia da Igreja e consiste na contemplação e atualização dos mistérios que precedem a “Festa das Festas” e a “Solenidade das Solenidades”: a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. No oriente, é chamada “a grande semana”, pois antecede o domingo pascal, no qual os fiéis celebram a Ressurreição de Cristo, verdade culminante da fé cristã: “Por que procurais entre os mortos Aquele que vive? Ele não está aqui; ressuscitou” (Lc 24,5-6).  

É na Sagrada Escritura que encontramos os relatos sobre esses dias: “A Ressurreição de Jesus é (…) transmitida como fundamental pela Tradição, estabelecida pelos documentos do Novo Testamento, pregada, juntamente com a Cruz, como parte essencial do Mistério Pascal” (CIC, §638).

Portanto, sem a Sagrada Escritura, seria impossível compreender o significado real da Semana Santa, que é o ápice do grande retiro quaresmal que iniciamos na Quarta-feira de Cinzas e que nos preparou para acolher e atualizar o sacrifício pascal de Jesus em nossas vidas. Assim, compreendemos que a Semana Santa nos remete a eventos tão fundamentais para espiritualidade cristã, que a Liturgia nos proporciona viver um período preparatório de quarenta dias para melhor aproveitarmos todas as graças provenientes desses dias. 

Além disso, o Novo Testamento possibilita a comprovação histórica da Ressurreição de Jesus: “O mistério da ressurreição de Cristo é um acontecimento real, com manifestações historicamente verificadas, como atesta o Novo Testamento. Já São Paulo, por volta do ano 56, pôde escrever aos Coríntios: ‘Transmiti-vos, em primeiro lugar, o mesmo que havia recebido: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras: a seguir, apareceu a Pedro, depois aos Doze’ (1 Cor 15,3-4). O Apóstolo fala aqui da tradição viva da ressurreição, de que tinha tomado conhecimento após a sua conversão, às portas de Damasco” (CIC, §639).

Desde o Antigo Testamento, com os relatos sobre a Páscoa judaica, quando o povo saiu do Egito rumo à Terra Prometida, contemplamos a promessa do êxodo definitivo realizado por Cristo através de sua Paixão, morte e Ressurreição. Por isso, observar os acontecimentos do Antigo Testamento à luz do Novo Testamento e, ao mesmo tempo, complementar a leitura deste com as profecias e as tradições contidas naquele, é um dos segredos para que a Palavra de Deus penetre mais eficazmente no coração e produza os frutos de purificação e iluminação necessários para alimentar a fé, a esperança e a caridade cristãs.

Desse modo, acompanhar com atenção as leituras que a Liturgia Diária oferece durante os dias da Semana Santa, a partir do Domingo de Ramos até a celebração do Tríduo Pascal, torna-se fundamental para adentrar nesse mistério de Cruz e Ressurreição e acolher a vida nova que brota da oferta Pascal de Cristo.

Por isso, falar o que a bíblia diz sobre a Semana Santa é falar do gêneses ao apocalipse. Falar o que a bíblia diz sobre a Semana Santa é falar do Antigo ao Novo testamento.

 

Fonte: Comunidade Shalom

OUTRAS NOTÍCIAS