JMJ na Coreia do Sul: 5 bons motivos para assistir doramas

Não tem como pensar na Coreia e não lembrar automaticamente dos doramas. Se você ainda tem preconceitos ou não sabe nada a respeito, vamos te dar bons motivos para começar a assistir.

Com o anúncio da próxima Jornada Mundial de Juventude pelo Papa Francisco em Portugal, o mundo se volta para a Coreia do Sul para acompanhar os preparativos dos próximos quatro anos para acolher a 41ª edição da JMJ em 2027.

A Coreia do sul é o segundo país asiático a sediar uma edição da Jornada Mundial da Juventude. Em 1995, as Filipinas contou com a presença de cerca de 4 milhões de peregrinos na JMJ e com a presença de São João Paulo II.

Sabendo disso, apresentaremos algumas características da cultura e da sociedade coreana e sua relação com a fé católica, que apresentou um novo crescimento no país após a visita do Papa Francisco na 6ª Jornada Asiática da Juventude em 2014.

Não tem como pensar na Coreia e não lembrar automaticamente dos doramas. Quem se aventura no mundo das séries asiáticas provavelmente acaba se surpreendendo com as histórias e com alguns valores cristãos presentes nessas obras. Se você ainda tem preconceitos ou não sabe nada a respeito, vamos te dar cinco bons motivos para começar a assistir.

Idioma

Muitas pessoas tem dificuldades com os doramas por conta do idioma. É algo estranho e diferente mas a graça está justamente em ver algo novo. É preciso um pouco de paciência para acostumar e depois de um certo tempo você começa a pegar algumas palavras sem a ajuda da legenda. O diretor Joon-Ho de Parasita, filme sul coreano vencedor do Oscar 2020 e vencedor da Palma de Ouro em Cannes e do Globo de Ouro como melhor filme fez surgir um debate sobre as produções faladas em outras línguas: “uma vez superada a barreira das legendas, vocês conhecerão a muitos filmes incríveis”.

Parasita (2019)

Cultura

Os doramas proporcionam uma verdadeira imersão no mundo asiático: lugares, relacionamentos, culinária, questões históricas e sociais e as quebras de alguns tabus. Em Mr. Sunshine é mostrado como se deu o imperialismo na Ásia em plena 2ª Fase da Revolução Industrial, em meio a discussões sobre xenofobia, escravidão, senso de identidade e justiça. Além de uma fotografia excepcional esse épico de guerra mostra a nua e crua realidade dos conflitos. Na guerra é matar ou morrer. Sem dó nem piedade.

Eugene e Ae Shin em Mr Sunshine (2018)

Em O Rei Eterno, um imperador coreano passa por um portal misterioso e entra em um mundo paralelo onde seu país é uma república. Neste mundo totalmente diferente do seu, ele conhece uma detetive obstinada e decide partir em busca de respostas sobre esse fenômeno. Essa mistura do passado com o mundo atual revela muitos aspectos da cultura, da sociedade coreana e também da religião. A fé e a ciência são componentes essenciais na sua busca pela verdade.

Algumas cenas se passam dentro e fora de duas catedrais, uma a Gyesan Cathedral (a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Catedral de Daegu) e a Catedral de Munsang, em Jinju.

Catedral Nossa Senhora de Lourdes em O Rei Eterno (2020)

Trama

É verdade que andamos um pouco decepcionados com a indústria cinematográfica e ainda passamos muito tempo para escolher um bom filme, porque queremos histórias que possam trazer algo de bom para nossa vida. Com certeza você deve ter se identificado com isso. Se pensa que os doramas mostram apenas conflitos escolares de adolescentes está muito enganado.

Os personagens são sempre muito bem construídos, nada é feito de forma banal e todas as histórias são tão bem trabalhadas, sem pressa e passando a verdade e a emoção que cada cena exige. A tensão é algo que os diretores são especialistas em ressaltar fazendo a gente ter picos de adrenalina e ansiedade em todos os episódios.

Os romances são um prato cheio para quem deseja saber como os asiáticos tratam dos relacionamentos a dois, pois tem uma inteligência emocional muito profunda e o entendimento sobre amizade, respeito e amor é sublime. Um fato bem importante é que você não encontra malícia na grande maioria das histórias.

O beijo mais do que um ato meramente físico como nós vemos muito por aí é um elemento importantíssimo nelas, porque marca a conquista real do amor e da confiança por parte dos personagens. Passam-se vários vários capítulos até que aconteça a cena do beijo e quando acontece é sempre emocionante.

Descendants of the Sun (2016)

Outro ponto crucial é que os homens em sua maioria são sempre muito gentis e tão sensíveis quanto as mulheres, sem passar uma imagem ruim ou estereótipo de que homem sensível é gay. Todos tem suas fragilidades mas isso faz parte constituinte do crescimento de cada personagem na história.

Como a Coréia é um país onde a fé católica é muito presente em vários ambientes, muitos doramas retratam também essa realidade, seja através do cotidiano das pessoas, seja mostrando a importância de uma vocação em suas narrativas.

Apostando Alto conta a história de uma jovem empreendedora que encara vários desafios nos negócios e acompanha a trajetória de outros jovens que atuam no mercado de tecnologia sul-coreanos. Suas histórias se cruzam enquanto aspiram por uma vida melhor.

Na série, podemos conferir cenas importantes que retratam a importância da fé. Embora Dal Mi não seja uma católica fervorosa, ela se junta a sua vó para rezar na Igreja. Em um de seus momentos de fé e determinação ela diz ao seu amigo Do San: “reze primeiro, depois faça acontecer.”

Acreditamos que a oração é esse relacionamento com Deus onde podemos conversar abertamente com Ele. As palavras de Dal Mi expõem muito mais, pois nos convidam a perceber que a oração requer nossa ação também, nossa participação ativa na realização da vontade de Deus. Como São Bento sempre dizia: “Ora et Labora” (Ora e Trabalha).

Apostando Alto (2020)

Diversidade

Existem doramas de todos os tipos: ação, romance, históricos, guerra, suspense, terror, ficção científica, aventura, até mesmo vocacionais e por aí vai. Você com certeza não vai ficar entediado porque eles são muito variados e tem para todas as idades. Não muito longos, eles se resolvem logo e os finais geralmente são fechados. Além da Coréia do Sul, Japão, China e Taiwan também produzem excelentes filmes e séries. Se você é acostumado com animes vale a pena ver um dorama japonês. Lembrando que a diversão é mesmo ver algo diferenciado, como uma comédia.

Em Beleza interior, temos um personagem que deseja ser padre e, para descobrir sua vocação trabalha em diversas atividades. Com uma determinada determinação ele vai em busca de seu objetivo, sempre demonstrando muitas virtudes, sobretudo a pureza e a temperança.

Em The Good Bad Mother, um acidente trágico deixa um ambicioso promotor com a mente de uma criança, e agora, ele e a mãe precisam viver uma jornada de reaproximação. Nele temos uma cena tocante, onde a mãe Yung-Soon recorre a Nossa Senhora pedindo socorro e auxílio para o seu filho dizendo: “a Senhora também é mãe, sei que me entende”.

The Good Bad Mother (2023)

O Sacerdote Impertuoso (2019) tem como personagem principal um padre chamado Kim Hae-il que vai em busca de justiça pela morte de seu mentor, o Monsenhor Lee Young. Para isso ele precisa lidar com sua raiva constante que o leva a muitos atos imprudentes. Contudo vale ressaltar que é um dorama importante sobre vocação, pois sua história revela a beleza e o mistério de sermos chamados por Deus que não chama os mais qualificados, mas qualifica aqueles a quem Ele chama.

O Sacerdote Impetuoso (2019)

Trilha Sonora

Quem não gosta de um filme ou série embalada por uma trilha sonora perfeita? Se você gosta de música e corre pra baixar as suas favoritas depois dela ter grudado na sua mente, os doramas são a prova perfeita de que os asiáticos mandam muito bem na escolha das canções que exaltam seus personagens. E não é só K-Pop que se ouve não. Diversas bandas e cantores já se renderam a essas obras. Vários músicos e compositores lançam vários OST (faixas originais de música) para jogos, filmes e doramas é claro.

Sintonizada em Você  é uma boa pedida para quem gosta de um filme recheado de boa música. O longa como o próprio nome entrega se passa na era das rádios FM, no início dos anos 90 e oferece uma experiência sonora fascinante. Nele você viaja no tempo, ao longo da evolução da comunicação na era digital. A cena final eternizada com a música Fix You do Coldplay fecha o pacote desse filmão.

Sintonizada em Você (2019)

Espero que tenha gostado das dicas e feito você pensar também em curtir um bom dorama. Uma última dica: saiba sempre separar a realidade da ficção e aproveite para ver algo novo e interessante.

Outros doramas com temática católica:

Full House (2004), A Última Missão do anjo: Amor (2019), Island (2022)

Fonte: Comunidade Shalom

OUTRAS NOTÍCIAS