ILUMINANDO: o farol que robustece a fé do povo de Deus

186 anos da instituição mais antiga da cidade de Guarabira.


Imaginemos quantas pessoas caminharam em direção à Catedral, com passos firmes, mãos entrelaçadas a um terço, com o corpo aquecido ao saber que encontrará o alento da Virgem ao coração. Ladeiras, ruas e vielas que conduziram esses mesmos passos às missas celebradas pelos saudosos Monsenhor Emiliano de Cristo e Dom Marcelo, que com seus exemplares sermões concretizaram o amor de Deus através do conselho, da pregação e da fé.

Quantas mãos limparam os bancos que hoje sentamos; que abriram as portas para acolher o povo de Deus; que, ao puxar as cordas, invocaram os fiéis sob o rimbombar dos sinos, que do alto da torre mais simbólica da cidade, ecoam até hoje. Ao recordarmos fatos marcantes, como não lembrar a visita de Frei Damião, que do alto das escadas, abençoou e convocou a população à missão; a importante ereção canônica da Diocese de Guarabira, celebrada por figuras ilustres do catolicismo nordestino: Dom José Maria Pires, Dom Hélder Câmara e Dom Marcelo; das inúmeras missas solenes em honra a Soberana da Luz, reunindo milhares de fiéis, e que no dia 02 de fevereiro, materializam a maior procissão em honra a Nossa Senhora da região.

Suas paredes são testemunhas de milhares de orações, visitas e acontecimentos e, por isso, o povo de Deus tem a obrigação de zelar por esta importante organização, cultivando em seus sucessores este mesmo zelo, devoção, fé e amor que tais paredes merecem e que venha mais 186 anos.

Por Gabriel Araújo, Pascom Luz

OUTRAS NOTÍCIAS