Catedral da Luz inicia Quaresma com missas na Quarta-feira de Cinzas

Data marca o início da quaresma para a Igreja católica, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor.


A Igreja Católica inicia nesta quarta-feira (22) o tempo litúrgico da Quaresma, com a imposição das cinzas sobre os fiéis nas missas da Quarta-feira de Cinzas. A data marca o início da preparação para a Páscoa do Senhor, que será no dia 9 de abril, neste período é recomendado a reflexão, conversão, prática de penitência e jejum.

A missa da Quarta de Cinzas é preceito para os fiéis. Na Paróquia Nossa Senhora da Luz serão celebradas duas missas com o rito de imposição das Cinzas, uma às 8h30 e outra às 19h.

Imposição das Cinzas

O rito da missa de imposição das Cinzas relembra os cristãos sobre a origem e fim da vida humana. Durante a Celebração Eucarística, após a homilia, é realizada a imposição das cinzas na fronte, em formato de cruz, com o pronunciamento das palavras bíblicas: “Lembra-te és pó, e ao pó tu voltarás” (cf. Gn 3,19), ou “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc. 1,15). As cinzas usadas são feitas a partir dos ramos, do Domingo de Ramos do ano anterior.

Campanha da Fraternidade

Na Quarta de Cinzas também se inicia a Campanha da Fraternidade, que em 2023 tem como tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!”

A Campanha desperta o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum, educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em busca de uma sociedade justa e solidária.

OUTRAS NOTÍCIAS