DIA DE FINADOS

No Dia de Finados nos reunimos para lembrar e orar pelas almas daqueles que partiram deste mundo e para refletir sobre a vida eterna à luz das Escrituras Sagradas. 

É natural que, em uma ocasião como esta, nossos corações se encham de saudades e nossos olhos de lágrimas. A perda de entes queridos é uma experiência profundamente emocional e desafiadora, mas a fé nos oferece consolo e esperança. 

Nas palavras de Jesus, em João (11,25-26), Ele nos diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês isto?” Essas palavras nos lembram que, para aqueles que creem em Cristo, a morte não é o fim, mas sim uma transição para a vida eterna. 

Além disso, encontramos conforto nas palavras do Salmo (23,4): “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” O Senhor está sempre ao nosso lado, mesmo nos momentos mais sombrios, e Sua presença nos conforta. 

No Dia de Finados, lembramos não apenas aqueles que já partiram, mas também do nosso próprio destino. Como está escrito em Hebreus (9,27): “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo.” A morte é inevitável para todos nós e é uma chamada à reflexão sobre a maneira como vivemos nossas vidas. 

É um momento para lembrar que nossas ações e relacionamentos têm um impacto eterno. Como cristãos, somos chamados a viver uma vida de amor, compaixão e justiça, seguindo o exemplo de Jesus. Conforme Mateus (25,40), Jesus nos diz: “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Nossas boas ações em favor dos outros perduram na eternidade. 

Neste Dia de Finados, recordamos aqueles que partiram com carinho e respeito. Mas também lembramos que, ao enfrentarmos nossa própria mortalidade, podemos nos preparar espiritualmente para a vida eterna. Este é o momento de renovar nossa fé em Cristo e comprometer nossas vidas a seguir Seus ensinamentos, sabendo que Ele é a ressurreição e a vida, e que Nele encontramos esperança e consolo. 

Que neste dia, possamos encontrar paz e conforto nas promessas da Escritura Sagrada e renovar nossa fé em Jesus Cristo, que venceu a morte para nos dar a esperança da vida eterna. Amém. 

Fonte: CNBB

OUTRAS NOTÍCIAS