CNBB lança o primeiro Manual de Catequética do Brasil
No dia15 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o Manual de Catequética, uma obra inédita que fortalece a identidade brasileira. O material foi preparado pela Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat) e publicado pela Edições CNBB.
Segundo a CNBB, o Manual oferece fundamentos teológicos, pedagógicos e espirituais para que as dioceses, paróquias e catequistas “anunciem com mais vigor” o Evangelho. Nas palavras do Bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, é com alegria e satisfação que a Igreja no Brasil reconhece esse grande passo.
De acordo com o Padre Jânison de Sá, presidente da SBCat, no Brasil, há cerca de vinte anos havia a obra do salesiano espanhol Emilio Alberich, traduzida do italiano, e outra produzida pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). Agora, este novo texto revela-se como uma obra genuinamente brasileira.

Desse modo, o Manual de Catequética servirá como um instrumento importante, uma referência para pesquisas e estudos em cursos de graduação, especialização e pós-graduação em Teologia, além de formar catequistas em diversos níveis. Segundo a CNBB, o Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin, que também preside a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, afirmou que o livro é o resultado do esforço coletivo de muitos colaboradores.
Ao todo, 23 autores trabalharam durante dois anos para produzir a obra, que reflete a dedicação e a experiência de todos os envolvidos na missão catequética. “Ele quer ajudar as nossas comunidades e nossas lideranças a compreender que a fé não é apenas um conjunto de ideias, mas um caminho de discipulado, vivido na Palavra, na celebração e no testemunho de caridade”, disse Dom Leomar.
No caminho da sinodalidade
Uma das organizadoras do manual, irmã Sueli da Cruz Pereira, explicou que ele está dividido em 24 capítulos distribuídos em três partes, seguindo o caminho da sinodalidade da Igreja: comunhão, participação e missão.
Comunhão: aborda a Catequese como transmissão da fé, relacionando-a com a Sagrada Escritura, a Tradição, o magistério, a liturgia e a beleza.
Participação: trata da Catequese na história da Igreja, no Brasil e na atualidade, com enfoque na inspiração catecumenal.
Missão: foca na formação de catequistas e em temas pastorais, como ecologia, cultura digital e esperança.
O manual da CNBB é voltado a toda a comunidade eclesial, com atenção especial a catequistas, lideranças de pastorais e ministros ordenados. O objetivo é reafirmar a catequética como ciência, refletir a partir da realidade brasileira e servir como ponto de partida para professores e estudantes construírem uma reflexão sólida e atual, respeitando a tradição da Igreja.
Fonte: A12