São Francisco de Assis não hesitou diante da Voz de Deus

Antes de ouvir o “Vai e reconstrói a minha Igreja”, Francisco viveu uma forte experiência com Deus que mudou sua vida por completo.

Sexta-feira é um ótimo dia para partir em missão. Talvez, São Francisco de Assis, que celebramos neste dia 4 de outubro, tenha encontrado aquela igrejinha, que o Senhor pediu para que ele reconstruísse, em uma sexta. Bom, não sabemos ao certo. O que sabemos é que o Irmão de Assis não hesitou diante da Voz de Deus. Ele correu para correspondê-la.

Mas, antes de ouvir o “Vai e reconstrói a minha Igreja”, Francisco viveu uma forte experiência com Deus que mudou sua vida por completo. Ele era daqueles jovens populares que tinha muitos amigos e aproveitava as noitadas nas tabernas. Inclusive, se Francisco fosse do nosso tempo, com certeza, teria um feed no Instagram recheado de fotos de lugares, de amigos e até mesmo de namoradas… Enfim, Francisco era também revolucionário, lutava pela liberdade e tinha um imenso desejo de guerrear.

Contudo, depois de experimentar o amor de Deus de forma especial, o Irmão de Assis apaixonou-se pela pobreza, despojando-se de todos os seus bens. Francisco ofertou a sua vida por amor aos mais necessitados. Neles, Francisco via Jesus. Sua família não concordou com tal postura. Mas, firme em seu propósito, Francisco assumiu as consequências de suas escolhas até o fim. Por isso, o testemunho do Pobre de Assis alcança pessoas no mundo inteiro até hoje.

São Francisco e suas lições

Há várias lições que podemos tirar da vida de Francisco. Entre elas, estão a oração íntima com o Senhor, o louvor sincero e também a reta obediência à Santa Igreja. Diante do Crucifixo, o Irmão de Assis gastava tempo contemplando a Paixão de Jesus. O desejo de partir para a guerra passou a ser um ardente anseio de amar o Amor com toda a sua vida. Para isso, ele utilizava o louvor. Louvava a Deus por tudo, pela irmã terra, pelo irmão sol, pela irmã lua, por todas as criaturas… Francisco também escolheu obedecer inteiramente suas autoridades eclesiais.

“O homem vale o que é diante de Deus, e nada mais.”

O desapego aos bens materiais é mais uma das lições de Francisco. A partilha de vida, de bens e de dons foram vivenciadas pelo Irmão desde a sua experiência com Deus. Entretanto, vale destacar que na Vocação há uma forma própria para se vivê-la. Contudo, Francisco ensinou que a posse pesa e impede que os filhos de Deus alcem altos voos.

Fonte: Comunidade Shalom

OUTRAS NOTÍCIAS