10 curiosidades sobre Santo Antônio de Pádua
Neste dia 13 de junho, a Igreja celebra o dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares em Portugal e que conquistou o coração de muitos brasileiros.
O A12 selecionou algumas curiosidades sobre esse santo, conhecido como protetor das famílias, advogado das almas do purgatório e casamenteiro:
– Nasceu em 1191, na cidade de Lisboa. Seu nome de batismo era Fernando Martins Bulhões.
– Mudou o nome para Antônio devido à vida religiosa. Essa mudança ocorreu quando estava no Eremitério de Santo Antão dos Olivais de Coimbra.
– A igreja de Santo Antônio, localizada em frente à Catedral da Sé de Lisboa, possui uma cripta (ambiente subterrâneo). O cômodo, chamado de “Quarto de Santo António”, fazia parte da casa dos pais do Santo.
– Na Igreja de Santo Antônio, em Lisboa, foi preservada uma imagem que resistiu ao Terremoto na região, no ano de 1755.
– É conhecido como Santo Antônio de Pádua, pois viveu a maior parte de sua vida por lá. Além disso, faleceu e foi sepultado, em Arcella, perto de Pádua, em 13 de junho de 1231. O seu corpo está na igreja de Santa Maria Mater Domini (também chamada de Basílica de Santo Antônio).
– Foi canonizado pelo Papa Gregório IX em tempo recorde, um ano após sua morte, no ano de 1232, e declarado doutor da Igreja em 1946.
– A língua de Santo Antônio permanece em ótimo estado de conservação e em exposição dentro de um relicário até a atualidade, em Pádua. A tradição afirma que isso ocorreu devido à sua fama de excelente pregador do Evangelho.
– No dia 15 de fevereiro é celebrada em Pádua a “festa da língua”, que recorda a data em que a língua de Santo Antônio foi colocada no relicário.
– Há diversas histórias sobre por que Santo Antônio se tornou o santo casamenteiro, mas uma delas conta que uma moça que não tinha dinheiro para pagar o dote ajoelhou diante da imagem dele e recebeu o seu auxílio.
– Outra tradição muito difundida é a dos “pães de Santo Antônio”, que nasceu a partir do costume do Santo de dar aos pobres e doentes pães do convento onde morava. Conta-se que os doentes eram curados depois de comer o pão.
Assista o episódio de Cartas Santas sobre a vida de Santo Antônio: